Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sete bilhões





            Anuncia-se que o planeta Terra chegou a sete bilhões de habitantes. Isto faz lembrar historieta que me foi contada a respeito da fundação do mundo. De vez em quando é bom sair do dia a dia dos debates políticos e administrativos para escrever alguma coisa de humor. Vamos a ela.
            Deus quando criou o mundo, chamou o homem e disse: você será minha imagem e criação. Possuirá todos os dotes que o farão o rei dos habitantes da Terra. Viverás trinta anos. Chamou o burro e disse: você será o criado do homem. Fará todo trabalho para ele. Carregará os pesos que necessitar, enfim, será, repito o servidor do homem. Viverás trinta anos. Chamou o cão e disse: você será o guarda do homem. Impedirá que seus inimigos o ataquem. Será seu protetor. Viverás trinta anos. Chamou o macaco e disse: você divertirá o homem, fará com que nas suas horas de ócio sejam cheias de alegria. Viverás trinta anos.
            Quando Deus terminou o homem virou-se para ele e disse: Mas, Deus, com todas estas vantagens, com o burro, o cão e o macaco me servindo, vou viver apenas trinta anos? O burro por sua vez disse: Vou trabalhar trinta anos para o homem? Fazendo as tarefas pesadas para ele? Não acha que é muito? O cão por sua vez disse: Não acha Deus que, tomar conta do homem e defendê-lo contra seus inimigos, trinta anos é muito tempo? O macaco por sua vez disse: Fazer diversões para o homem trinta anos não é muito tempo?
            Deus então pensou e disse: Vou colocar dez anos do burro, dez anos do cão e dez anos do macaco na vida do homem. Assim é a humanidade. Até os trinta anos de idade o homem a imagem e semelhança de Deus. Dos trinta aos quarenta, entra na idade do burro, lutando para construir o seu patrimônio. Dos quarenta aos cinqüenta, entra na idade do cão, guarda para que seu patrimônio não seja destruído. E, dos cinqüenta aos sessenta entra na idade do macaco: diverte os netos. E, como é normal hoje, o burro, o cão e o macaco vivem, em média, apenas vinte anos cada.
            Assim é a vida, embora, os progressos da ciência tenham permitido que o homem viva mais de sessenta anos. Mas, será que depois dos sessenta anos produzirá mais que anteriormente? Em alguns casos sim, em outros não. Basta ver o comportamento dos nossos atuais políticos. É difícil dizer se estão na idade do homem, do burro, do cão ou do macaco. Ou se realmente sabem em que idade estão. Porque como dizia Henri Béraud, jornalista francês: “Na política é difícil distinguir os homens capazes dos homens capazes de tudo”.    
------ x -----

Nenhum comentário: